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308 x i30: esportividade ou conforto?

Versão invocada do Peugeot 308 equipada com motor 1.6 turbo encara o Hyundai i30 agora movido por um 1.8

08/10/2014 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Se você está buscando um hatch médio, com certeza irá cruzar com o Hyundai i30 e o Peugeot 308. O i30 foi um sucesso no Brasil quando chegou, em 2009, vencendo rivais de peso como Ford Focus e Volkswagen Golf. Ele unia preço atraente, bons equipamentos e um potente motor 2.0. Mas quando virou flex, em 2013, o hatch entrou em uma curva descendente.

No início deste ano, a Hyundai voltou a adotar motor a gasolina no i30, dessa vez um 1.8.  Embora o desempenho tenha melhorado, o hatch não conseguiu retomar seus tempos áureos. Seu preço já não é mais tão atraente e ele agora enfrenta rivais que se atualizaram. O modelo é vendido em duas versões, que se diferenciam apenas pela lista de equipamentos. A mais barata, que faz parte deste comparativo, custa R$ 75.600, enquanto a topo de linha sai por R$ 91.900.

Do outro lado do ringue, exibindo visual bem mais moderno do que seu antecessor, o 307, o Peugeot 308 foi lançado no início de 2012 e causou alvoroço. A versão topo de linha THP, avaliada por iCarros, chegou ao mercado oito meses depois.  O hatch é vendido em três versões de acabamento, com preços entre R$ 55.390 e R$ 76.390.

Como andam?

O i30 preza pelo conforto. Seu motor 1.8 16V rende 150 cv de potência e torque de 18,2 kgfm a 4.700 rpm. O câmbio automático de seis marchas casa muito bem com esse propulsor, entregando respostas suaves. Ao pisar fundo no acelerador, ele responde sem ser bruto com os ocupantes. Isso, claro, cobra um preço e as retomadas exigem um pouco de paciência do motorista.

Já o 308 parece um touro – ou um leão, se preferir - ao ser provocado. Seu motor 1.6 turbo - desenvolvido em parceria com a BMW - rende 165 cv e 24,5 kgfm a 1.400 rpm. A transmissão também é automática de seis marchas. Infelizmente, nenhum dos dois modelos traz borboletas atrás do volante para fazer trocas manuais, o que é possível apenas através da alavanca.

O Peugeot entrega o torque máximo em giros menores, arrancando com mais impulsividade. Não, ele não é um esportivo puro sangue, mas se esforça para ser. O hatch vai de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, contra os 9,5 segundos do Hyundai, de acordo com os dados das fabricantes. Se ele corre mais, ele também bebe mais. Durante a avaliação do iCarros, o 308 registrou média de 6,5 km/l na cidade e o i30 ficou em 7 km/l, lembrando que ambos são movidos apenas a gasolina.

Mas não é só no motor que a divisão conforto versus esportividade fica clara. A suspensão segue a mesma fórmula: mais macia no Hyundai e mais firme no Peugeot. O problema presente em ambos os modelos é o uso de pneus com perfil menor, que passam para dentro da cabine todas as imperfeições do piso. No 308, merece crítica também a direção leve demais, que perde precisão ao fazer manobras em velocidades maiores. Já no i30, a direção elétrica possui três modos (Confort, Normal e Sport), variando a rigidez conforme a necessidade do condutor. Para mudar o modo, basta apertar um botão no volante.

Duelo de gigantes

O Hyundai de entrada vem de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, rodas de liga leve aro 17, sistema de som com tela de sete polegadas sensível ao toque, GPS, Bluetooth e comandos no volante, controlador de velocidade, computador de bordo, volante com ajustes de altura e profundidade, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento, câmera de ré, retrovisores rebatíveis eletricamente e faróis de neblina.

Já o 308 traz, além dos itens presentes no rival, airbags laterais e de cortina, controle de estabilidade e de tração, luzes diurnas de LED, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, bancos de couro, porta-luvas refrigerado e teto solar panorâmico com abertura elétrica da cortina. A única exceção é que a tela no painel do Peugeot não é sensível ao toque como no Hyundai, uma pena. E ele custa só R$ 790 a mais.

Para ter uma lista de equipamentos equivalente, o dono do i30 precisa levar a versão mais cara, que custa R$ 15.500 a mais do que o 308 topo de linha.

Espaço de sobra

Se os dois hatches se distanciam nos preços e nos itens de fábrica, eles são equivalentes no tamanho. O i30 mede 4,30 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, conta 4,27 m e 2,60 m, respectivamente, do 308. Isso dá uma ligeira vantagem ao Hyundai no espaço para as pernas dos ocupantes, especialmente no banco traseiro – o túnel central muito comprido, porém, atrapalha. O Peugeot dá o troco no porta-malas. Ele leva 430 litros, enquanto o concorrente leva apenas 378 litros.

Ainda falando do interior, o acabamento do Hyundai é superior, com desenho mais moderno e uso de materiais mais agradáveis. Ele se destaca ainda pelo volante multifuncional e pela tela sensível ao toque. Já o Peugeot conta com ar-condicionado de duas zonas e teto panorâmico – que abre apenas a cortina, não o vidro como um teto solar convencional. A tela no console central não é touchscreen, mas tem inclinação regulável e pode ser rebatida. O que incomoda no 308 são os comandos do rádio posicionados numa alavanca atrás da coluna de direção.

Escolha de Anamaria Rinaldi – No balanço geral, o Hyundai i30 é mais carro. Ele oferece melhor acabamento, espaço interno e ergonomia, com desempenho e dirigibilidade não muito abaixo do rival - que se propõe a ser um esportivo. Uma pena que seu preço seja tão salgado. As revisões têm preço fixo – que estão mais para sugerido, na verdade – e somam R$ 3.750 até o final do prazo de cinco anos de garantia.

No Peugeot, vencem o visual arrojado e o desempenho, além de o hatch oferecer melhor custo-benefício – ele é bem mais equipado pelo valor que cobra. Com três anos de garantia, suas revisões somam R$ 3.270 no período. Na ponta do lápis, é o 308 quem acaba levando o comparativo.

 

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