entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Etios e New March: qual o melhor descendente de japonês?

Etios e New March são a aposta da Toyota e da Nissan no segmento de populares; qual vale mais a pena?

15/07/2014 - Anelisa Lopes / Fotos: Thiago Moreno e Gabriel Aguiar / Fonte: iCarros

Nissan e Toyota buscam consolidar sua presença no disputado segmento de populares com March e Etios há quase três anos. Apesar de ainda não figurarem entre os 15 modelos mais vendidos do País, os dois carros deixam claro o objetivo dos fabricantes de aumentar sua participação no mercado. 

A Nissan foi mais longe e já dividiu a linha do seu compacto em dois nichos: a de entrada March, como linha 2014, ainda importada do México e com carroceria antiga, e a nova geração, nacional e batizada de New March, com aparência renovada e lista com equipamentos mais "antenados". Para este embate entre os populares das marcas de origem japonesa, o iCarros selecionou a versão 1.3 X do Toyota com a 1.0 SV do Nissan. No bolso, ficou R$ 37.960 contra R$ 36.990. Os dois carros contam com câmbio manual de cinco velocidades. 

Populares com preço de premium

A definição de popular para modelos de entrada no mercado brasileiro nunca esteve tão bem esclarecida: veículos com motorização 1.0, uma vez que o preço não justifica o uso do termo. E, apesar de o Etios contar com um bloco de 1,3 litro, ele também entra no grupo.

Se, por um lado, hoje em dia é possível ter um popular com sistema de navegação, por outro, você não paga menos de R$ 35 mil por um carro de entrada com equipamentos básicos de conforto e segurança. Com airbag duplo e freios ABS garantidos pela legislação, os dois modelos agregam, em comum, direção elétrica e acionamento elétrico dos vidros e travas entre os itens de série. Neste ponto, o New March sai na frente, pois também oferece rodas de liga leve de 15 polegadas, retrovisor elétrico, farois de neblina, ar-condicionado e CD player com bluetooth e entradas auxiliares. 

A parte interna dos dois é simples. O que diferencia um do outro é a modernidade do desenho do painel e o tipo de plástico empregado. O Toyota mostra mais fragilidade e passa a impressão de pé de boi. O New March tem poucos botões, mas são bem distribuídos, com peças bem encaixadas. Em dimensões, se equivalem. São 2,45 metros de entre-eixos em ambos e 270 l de capacidade no porta-malas no Etios e 265 litros no New March. Espaço que dá para quatro adultos, que têm mais conforto em razão do formato do assento e do tipo de espuma no Nissan. 

Populares com motor de popular

Não há receita milagrosa para o desempenho de motor de baixa cilindrada, apesar de alguns fabricantes, como a Hyundai e a Volkswagen já terem melhorado a performance com unidades de três cilindros. No caso do Nissan e do Toyota, não há supresa. Enquanto o 1.3 da Toyota rende até 90 cv/12,8 kgfm, o 1.0 da Nissan chega aos 74 cv/10 kgfm com etanol. 

A principal diferença se dá na saída e retomada. O Toyota mostra mais equilíbrio e disposição que o rival nestas situações e atua em uma faixa de rotação mais baixa. O Nissan precisa de, ao menos, 3.000 giros para começar a reagir, ou seja, reduz-se marcha com mais frequência, além de a cabine se tornar mais ruidosa conforme o velocímetro sobe. Em ladeira, usar terceira marcha no Nissan é praticamente impossível, mesmo com o carro embalado. 

Escolha de Anelisa Lopes - mais barato e bem equipado, apesar de ter desempenho um pouco inferior, o New March vale mais o investimento. Afinal, não se pode esperar um arroubo na performance de um modelo popular, mas se a carona for mais confortável em razão dos equipamentos oferecidos a bordo, melhor. 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.