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Gol x Palio: briga dos pequenos aventureiros

A eterna briga entre o VW Gol e o Fiat Palio ganhou um novo palco: o dos pequenos aventureiros. Quem é o melhor?

18/11/2014 - Texto e Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

O Salão do Automóvel de São Paulo teve uma edição com diversos lançamentos de modelos aventureiros. Agora é cada vez mais comum a oferta desse tipo de veículo entre os modelos de entrada. De um lado, a Fiat oferece o Palio Fire Way, herdando o posto do finado Mille Way. Do outro, a Volkswagen desce para o nível dos modelos de entrada com o Gol Track, oferecendo um pouco da imagem da configuração Rallye a um preço mais acessível. Mas entre os dois, qual é o melhor?

Se você procura preço acima de tudo, o Palio sai na frente, com valor inicial de R$ 28.250, contra R$ 36.770 do Gol. Só que no Fiat, a lista de itens de série é magrinha, magrinha. Mesmo o desembaçador e o limpador do vidro traseiro são opcionais. A VW já entrega em seu produto direção hidráulica, faróis e lanternas de neblina, além de vidros e travas com acionamento elétrico e ajuste de altura para o banco do motorista. Equipando o Palio com os mesmos mimos, o pequeno aventureiro da marca de Betim (MG) sai por R$ 31.480.

Ambos oferecem o básico para esse segmento em termos de funcionalidade. São itens como molduras plásticas nas caixas de roda, suspensão elevada e adesivos alusivos às respectivas versões. Nas medidas, o Palio tem 3,8 m de comprimento, 1,4 m de altura, 1,6 m de largura e 2,4 m de entre-eixos. Respectivamente, o Gol tem 3,9 m, 1,5 m, 1,7 m e 2,5 m. Quanto ao porta-malas, temos um empate técnico: são 290 litros no primeiro e 285 litros no segundo.

Cuidado com os opcionais

Os veículos das fotos estão equipados com todos os opcionais possíveis em suas respectivas listas. O Palio com pintura metálica (R$ 922), Kit Stile (inclui rodas de liga e faróis de neblina por R$ 1.322), Kit Celebration 3 (traz limpador e desembaçador traseiro e rádio com entrada USB por R$ 1.267) e Kit Celebration 2 (com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros e travas elétricas por R$ 4.433) custa R$ 36.194.

Apesar de ter mais itens de série, o Gol das fotos não é tão bonzinho com o bolso. Só a pintura especial amarela custa R$ 1.724. Os mais atentos perceberão que o Track não tem ar-condicionado de série. Adquirido separadamente no Palio Way, o item custa R$ 2.592, enquanto no VW ele só pode ser equipado se o comprador pagar pelo Kit Urban Completo, que custa R$ 5.920 e acrescenta também computador de bordo, rodas de liga leve, espelhos com regulagem elétrica, rádio com conectividade via USB e Bluetooth, sensor de estacionamento traseiro, abertura elétrica do porta-malas e volante multifuncional. No total, o Gol Track que você vê custa R$ 44.414.

Fazendo o dinheiro render

Na vida real, Gol Track e Palio Fire Way não são concorrentes diretos, mas entregam a mesma proposta. O VW é mais caro, mas tem mais equipamentos e projeto mais moderno. Já o Fiat pode ter uma plataforma datada, mas não cobra caro por isso. Tendo por base o carro mais barato - e mais antigo - fabricado pela Fiat, o Palio não pode fazer milagres. O acabamento é simplório e os materiais empregados também, com encaixes visivelmente desalinhados.

Entrar no Gol é como mudar da água para o vinho. Materiais agradáveis ao toque (apesar de ainda serem plásticos rígidos), com arremates certeiros e mimos como espelho nos dois para-sóis com iluminação individual.

Na motorização, ambos utilizam propulsores 1.0 8V flex. No Palio, está lá o antigo Fire (lembram dele?) com 75 cv rodando com etanol e 73 cv com gasolina. Apesar de mais recente, o da VW não é muito mais forte: tem 76 cv e 72 cv, respectivamente. Os dois modelos usam câmbios manuais de cinco velocidades, mas o do Gol tem engates leves e curtos, enquanto o da Fiat - que também é leve - é impreciso.

Se no papel a diferença é pouca, na vida real o VW vai melhor. Mesmo não tendo fôlego sobrando nas arrancadas e retomadas, é mais silencioso. Já o da Fiat, além de exigir constantes trocas de marchas e paciência nas ultrapassagens, faz barulho o suficiente dentro da cabine para exigir que o motorista aumente o volume do rádio para continuar ouvindo suas músicas.

Além desses fatores, é preciso levar em conta que propulsores 1.0 com ar-condicionado acabam perdendo força para girar o compressor do equipamento, que é ligado ao motor por uma polia. No Gol, a diferença com o ar ligado ou desligado é perceptível, mas dá para se conviver. No Palio, tal diferença é tamanha que um dos caronas que andaram no hatch apelidou o botão para desligar o ar-condicionado de Overbooster, em alusão ao equipamento do Bravo T-Jet que aumenta temporariamente a pressão da turbina, gerando mais potência.

Aventura imaginária, mas tem lá sua utilidade

Mas e na hora de colocar os rivais na buraqueira? Afinal, são aventureiros com suspensão elevada. A conclusão para ambos é a mesma: não dá pra brincar de pular barranco, mas lombadas e buracos, sim. Em pisos mal tratados, Gol e Palio filtram melhor as imperfeições e os milímetros a mais de altura em relação ao solo são suficientes para se perder o medo de raspar as partes mais baixas do carro.

A diferença está na abordagem. O Palio se sai bem em terrenos irregulares porque é mais macio e isso faz com que a carroceria role mais nas mudanças de direção que a versão não-aventureira. No Gol, o acerto foi mais feliz: consegue não ser incômodo nos buracos sem perder a estabilidade nas curvas.

Veredicto de Thiago Moreno - Carro por carro, o Gol Track é melhor. Mas para quê gastar R$ 44 mil nele se é possível ter a mesma proposta pseudo-aventureira num Palio Fire Way razoavelmente equipado por R$ 10 mil a menos? O preço falou alto e o Fiat leva o comparativo. Agora é esperar pela versão aventureira do up! (cross up!, mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo) para ver se a situação se inverte.


 

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