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Logan e Etios Sedan racionalizam sedãs compactos

Renovado, Logan enfrenta Etios Sedan em suas suas versões mais caras com câmbio manual

03/01/2014 - Anelisa Lopes / Fotos: iCarros e divulgação / Fonte: iCarros

Reza a lenda que não existe mulher feia. Ou o interessado bebeu de menos ou ela não tem dinheiro para se cuidar. Será que a mesma regra se aplica aos automóveis? O iCarros selecionou o Renault Logan e o Toyota Etios Sedan para comprovar que investimento no design e capricho no acabamento não fazem mal a ninguém. Como neste caso, misturar bebida e volante está fora de cogitação, o comparativo analisará sobriamente estes candidatos.

Na configuração mais cara, Dynamique 1.6, o Renault custa R$ 43.200 com o pacote opcional de R$ 1.100 que adiciona GPS, sensor de estacionamento e ar-condicionado automático. O Toyota, na versão XLS 1.5, sai por R$ 45.290 e também agrega pacote com alguns itens a mais. Em comum, os dois oferecem airbag duplo, freios ABS, vidros e travas elétricas, CD player, farois de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas e direção assistida (elétrica progressiva no Etios Sedan e hidráulica no Logan).

O Renault soma piloto automático e indicador de mudança de marcha no painel. Laser e botox Na linha 2014, o Etios recebeu alguma adaptações na cabine, como acabamento black piano e detalhes cromados. O conta-giros, que fica na parte superior central do painel, passou a ser iluminado por um tom de azul. As mudanças foram discretas, mas deixaram a área interna com uma melhor impressão. Na parte de fora, não houve nenhuma modificação. O Logan, por sua vez, vai passar o reveillon de 2013 para 2014 completamente recauchutado.

Mudou por fora e por dentro

Além das intervenções "cirúrgicas" na carroceria e na cabine, ganhou musculatura, deixando de lado a cara de modelo desenvolvido para países emergentes, característica que ainda pesa sobre o Etios. Os sedãs compactos levam quatro adultos, com vantagem de conforto e espaço para o Logan em razão da vantagem de oito centímetros da distância entre os eixos 92,63 m) e pela espuma e formato dos bancos. No porta-malas, o Etios fica com a melhor, garantindo 562 l de capacidade contra 510 litros do Logan.

Os dois modelos deixaram para trás o estigma de popular, graças à aquisição de um 1.6 flex por parte do Logan e de um 1.5 bicombustível do Etios Sedan. O primeiro é mais potente, com 106 cv contra 96,5 cv (ambos com etanol do segundo). No que diz respeito ao torque, Renault também sai na frente com 15,5 kgfm a 2.850 giros versus 13,9 kgfm a 3.100 rpm do Toyota. Mesmo com esta ligeira vantagem do Logan, no entanto, o Etios Sedan se comporta melhor no conjunto cidade/estrada por dois fatores: número de válvulas e engate/resposta do câmbio.

O Logan é um 8V, o que privilegia o andar na cidade, pois tem mais disposição em baixas rotações. O Etios Sedan respira com um 16V que necessita de mais força para trabalhar regimes baixos, mas empolga com mais facilidade conforme o ponteiro do velocímetro sobe. No conjunto, somando a performance da caixa manual de cinco marchas do Etios, que tem um relacionamento mais harmônico com seu motor, o Etios Sedan é mais agradável de guiar que o Logan, mais amarrado que o concorrente.

Escolha de Anelisa Lopes - mais atraente e bem acabado, o Logan leva a melhor no comparativo, mesmo tendo um desempenho inferior ao do Etios. Visualmente, tanto por fora como por dentro, o modelo mudou para melhor e oferece mais conforto e soluções aos passageiros em razão dos itens de série, alguns não presentes no Etios nem como opcionais. Além disso, é mais barato que o rival, o que acaba favorecendo a vitória.

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