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Onix x up!: mais que carinhas bonitas

Chevrolet Onix e Volkswagen up! provam que podem oferecer mais do que estilo em uma disputa ponto a ponto

02/09/2014 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Um dos segmentos mais aquecidos no mercado brasileiro desde 2012 é o de hatches compactos, que encarou novidades como Hyundai HB20, Toyota Etios, Chevrolet Onix, Volkswagen up! e, mais recentemente, a nova geração do Ford Ka. O iCarros escolheu dois rivais dessa lista: up! e Onix, que travaram um belo duelo.

Quando foi lançado, em fevereiro deste ano, o compacto up!, da Volkswagen, chamou a atenção por vários fatores: as linhas quadradas que lembram o rival Fiat Uno, o moderno motor 1.0 de três cilindros e a economia de combustível.

Já o Onix, uma das atrações da Chevrolet no Salão do Automóvel de 2012, se tornou sensação no País graças ao visual moderno e ao sistema de entretenimento MyLink com tela sensível ao toque, que permite acessar o telefone celular pelo rádio do carro, inclusive vendo fotos e vídeos salvos no aparelho. Isso sem contar o câmbio automático de seis marchas, opção inédita nesse segmento, oferecido a partir da linha 2014.

Com tantos pontos positivos, a briga entre up! e Onix é boa. O iCarros avaliou a versão topo de linha do compacto da Volks, a Red up!, que vem completa e custa R$ 40.630. O Chevrolet Onix escolhido é o LT, que sai por R$ 39.600 – subindo para R$ 41.000 com o My Link.

O up! possui versões a partir de R$ 27.190 – todas 1.0 - e chega a R$ 43.450 com a transmissão automatizada I-Motion. Já o Onix custa R$ 34.500 na versão de entrada LS 1.0, oferecendo ainda duas opções 1.4 com preços entre R$ 43.550 e R$ 52.400, se equipado com o câmbio automático de seis marchas.

Pequenos brigam como gigantes

Os dois modelos vêm de série com alarme, ar-condicionado, direção assistida (elétrica no up! e hidráulica no Onix), banco do motorista com ajuste de altura e travas e vidros dianteiros elétricos.

Muito bem equipado, o up! topo de linha acrescenta computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores elétricos, rodas de liga leve aro 15, faróis escurecidos, faróis de neblina, sistema isofix para cadeiras infantis (fixação no chassi) e sistema de som com Bluetooth e entradas USB, auxiliar e para iPod.

Se o Volkswagen ganha nos equipamentos, o Onix dá um banho em questão de espaço. Ele tem 3,9 metros de comprimento e 2,5 metros de distância entre-eixos. Com isso, três pessoas viajam com conforto atrás, ainda mais com o túnel central baixo. Seu porta-malas, porém, leva apenas 280 litros– cinco litros a menos do que o rival.

Por ser 30 cm menor, o up! é mais apertado, com 3,6 metros de comprimento e 2,4 metros de entre-eixos – mesma medida do irmão maior Gol. O porta-malas também é igual nos dois modelos, com 285 litros. O up! possui ainda uma prateleira móvel que permite dividir o espaço no bagageiro.

O que incomoda no hatch da Chevrolet é a ergonomia. O puxador da porta fica posicionado muito para trás e o ajuste de altura do banco também não é dos melhores, elevando a parte de trás do assento. Com relação ao acabamento, ambos são simples, com muito plástico, mas o up! traz o painel na cor da carroceria, um diferencial que lembra o compacto Fiat 500. O Onix, por sua vez, tem velocímetro digital.

Assim como o My Link do Onix, que eleva o preço do carro em R$ 1.400, o sistema Maps & More do up! é opcional e custa R$ 1.200. A diferença é que o My Link fica integrado ao painel, enquanto o Maps & More – que possui GPS - parece mais um aparelho comprado em loja, podendo ser removido. E ele ainda trava com certa frequência.

Iguais, mas bem diferentes

O Onix possui motor 1.0 8V flex que rende 78 cv com gasolina e 80 cv com etanol e torque de 9,5 kgfm e 9,8 kgfm, respectivamente, a 5.200 rpm. Já o up! traz o moderno 1.0 12V flex que desenvolve 75 cv de potência com gasolina e 82 cv com etanol, com torque de 9,7 kgfm e 10,4 kgfm a 3.000 rpm.

Destrinchando esses números, dá pra notar que o Volks anda mais, rendendo melhor desde giros baixos. Não quer dizer que o Chevrolet seja ruim, mas ele perde embalo conforme a rotação do motor sobe, ao passo que o up! é mais contínuo. Os números de 0 a 100 km/h fornecidos pelas fabricantes comprovam isso: o up! faz em 12,4 segundos, enquanto o Onix faz em 13,3 segundos. Ambos trazem câmbio manual de cinco marchas, com engates um pouco melhores no Onix graças ao curso menor.

Outra vantagem do up! está no consumo: 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol no tanque, segundo dados do Inmetro. Durante a avaliação do iCarros, o compacto chegou a registrar 11,4 km/l no computador de bordo rodando em trânsito urbano. A GM, infelizmente, não fornece informações de consumo e não foi possível medir, uma vez que a versão avaliada não traz computador de bordo.

Quanto ao restante do conjunto mecânico, a direção elétrica do Volkswagen supera a hidráulica do Chevrolet, que dá o troco com um ajuste de suspensão mais confortável. O up! é duro demais, chegando a incomodar nas ruas irregulares de São Paulo.

Escolha de Anamaria Rinaldi – Somando-se todos os pontos positivos e negativos dos dois carros, o Volkswagen up! vence a disputa. Ele oferece melhor custo-benefício, com uma lista de equipamentos de série mais completa, um conjunto mecânico mais moderno e consumo invejável. O Chevrolet Onix é a escolha emotiva, para quem se deixa levar pelo visual mais bonito ou valoriza a conectividade do sistema My Link.

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