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Sentra x C4 Lounge: briga ponto a ponto

Nova versão Tendance THP do Citroën C4 Lounge mostra que tem força para encarar o Nissan Sentra topo de linha

11/11/2014 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Quando se pensa em sedã médio, logo vem à cabeça os líderes Honda Civic e Toyota Corolla. A verdade é que esse segmento possui ótimas opções além da dupla famosa. Para mostrar que é possível driblar os japoneses – e seus preços -, o iCarros colocou lado a lado o Citroën C4 Lounge e o Nissan Sentra.

Começando pelo C4 Lounge, avaliamos a nova versão Tendance THP, lançada em julho deste ano. Principal novidade da linha 2015, ela custa R$ 76.990 – são R$ 4.800 a mais que a Tendance 2.0 flex aspirada com o mesmo câmbio (R$ 72.190) e R$ 5.100 a menos que a configuração topo de linha Exclusive (R$ 82.090), até então a única disponível com o motor 1.6 turbo. A gama do C4 Lounge tem preços entre R$ 62.690 e R$ 82.090.

A versão Tendance THP vem de série com ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, controlador de velocidade, direção eletro-hidráulica, volante e bancos revestidos de couro, retrovisor interno antiofuscamento, rodas de liga leve aro 17, sistema isofix para cadeiras infantis (com fixação no chassi), luzes diurnas de LED e sistema multimídia com GPS, Bluetooth, entrada USB, comandos no volante e tela colorida de 7 polegadas.

Já o Sentra avaliado é o SL, o topo de linha, que custa R$ 75.990. Um pouco mais caro que o rival, a família Sentra começa em R$ 64.090. Além dos itens presentes no sedã da Citroën, o Sentra SL acrescenta retrovisores externos rebatíveis eletricamente, partida por botão, airbags laterais e de cortina, direção elétrica e câmera de ré. Embora sua tela seja um pouco menor, com 5,8 polegadas, ela é sensível ao toque, ao contrário do concorrente. No custo/benefício, o modelo da marca japonesa leva vantagem. Ele oferece mais por R$ 1.000 a menos. Seu único opcional é o teto solar elétrico.

Falando em desempenho

O C4 Lounge THP é equipado com motor 1.6 16V a gasolina, desenvolvido em parceria com a BMW, capaz de render 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm. Vale destacar que a Citroën anunciou no Salão de São Paulo a chegada do THP flex de 173 cv para o sedã, que deve chegar às lojas ainda neste mês. O câmbio é automático de seis marchas com modo esportivo e trocas manuais na alavanca.

O Sentra possui motor 2.0 16V que leva a vantagem de já ser flex, desenvolvendo 140 cv e 20 kgfm a 4.800 rpm tanto com gasolina quanto com etanol. A transmissão é automática do tipo CVT (continuamente variável) com função overdrive, que estica a última marcha, aumentando o giro de rotação do motor e dando mais força em subidas íngremes ou em ultrapassagens. Quando necessário, basta desligá-lo por meio de um botão na alavanca.

Num duelo de arrancada, o C4 sairia na frente. Ele é mais esperto e o câmbio automático dá um pouco mais de agilidade que o CVT do Sentra. Além disso, seu torque máximo está disponível antes que o rival. E isso porque ele pesa quase 100 kg a mais. O Nissan também se mostrou muito beberrão, fazendo média de 4,3 km/l na cidade com álcool. O Citroën registrou média de 6,1 km/l, lembrando que ele é movido apenas a gasolina.

Os dois possuem direção assistida, mas com sistemas diferentes: elétrica no Sentra e eletro-hidráulica no C4. Independente do modelo, ela se mostrou leve demais, tirando a precisão em manobras. No Nissan, inclusive, ela é progressiva, ou seja, sua rigidez aumenta conforme a velocidade também aumenta, mas isso só fica perceptível acima dos 50 km/h. Quanto à suspensão, os dois sedãs também empataram: ela é macia demais, permitindo que a carroceria incline em curvas ou chacoalhe em pisos irregulares.

Sedã e espaço combinam

Como era de se esperar, tanto o C4 quanto Sentra oferecem muito espaço para quem vai no banco traseiro e para a bagagem no porta-malas. Mas aqui o Nissan dá o troco: ele leva 503 litros no bagageiro, contra 450 litros do modelo da fabricante francesa. Uma pena que os dois adotem as tradicionais alças chamadas de “pescoço de ganso”.

Eles também são bem similares nas dimensões, com 4,62 metros de comprimento. O Citroën mede 1,78 m de largura e 1,50 m de altura, contra 1,76 m e 1,51, respectivamente, do Nissan. Até no entre-eixos eles se equivalem, com 2,71 m no C4 e 2,70 m no Sentra.

Se eles empatam em quase tudo, o sedã da Nissan ganha no acabamento. Ele tem desenho mais moderno e passa uma sensação de requinte inexistente no Citroën que, ao contrário, entrega sua idade e exibe um estilo mais conservador. Até o volante dá essa impressão.

Pensando no bolso, ambos têm três anos de garantia e revisões com preço fixo. Mas o C4 Lounge cobra R$ 4.496 pelas manutenções periódicas até os 60 mil km, enquanto o Nissan cobra R$ 2.984.

Escolha de Anamaria Rinaldi – Se você está pensando em comprar um sedã médio, considere o Citroën C4 Lounge se você valoriza o prazer ao volante. Nesse caso, foi o que pesou para dar a ele a vitória no comparativo. O Sentra é uma boa opção para quem valoriza mais o conforto e o bolso. Porém, ele ainda mantém o estigma de carro de tiozão, embora, verdade seja dita, ele agora é um tiozão moderno.


 

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