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Audi A4 e A5 ganham novo motor

Com foco na eficiência e no consumo, Audi A4 e A5 passam a ser oferecidos com motor 1.8 e aposentam o anterior 2.0

28/01/2015 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A preocupação com o meio ambiente – e com o bolso – já se tornou prática comum até mesmo no Brasil, onde as fabricantes estão cada vez mais preocupadas em produzir carros econômicos e que emitam menos poluentes. É o chamado “downsizing”: uso de motores menores e mais eficientes. Assim também fez a Audi com o lançamento do modelo 2015 dos sedãs A4 e A5.

Ambas as novidades já estão nas concessionárias brasileiras, encontradas agora com um novo motor 1.8 turbo no lugar do 2.0 anterior. Com isso, tanto o A4 – Sedan e Avant - quanto o A5 Sportback ganharam dupla injeção de combustível, além de sistema Start/Stop (desliga o motor em paradas rápidas, como semáforos) e mais equipamentos de série.

O A4 Sedan 2015 é vendido na versão Attraction por R$ 138.990 e na Ambiente por R$ 147.990. A topo de linha Ambition deixa o catálogo. Já a perua A4 Avant sai por R$ 152.990.

O A5 Sportback, um sedã com linhas de cupê, é oferecido nas configurações Attraction por R$ 155.990 e Ambiente por R$ 167.990.

O que muda no motor?

Na verdade, esse propulsor 1.8 não é tão novo: ele é o mesmo encontrado na família A3 e está em sua terceira geração. A vantagem do 1.8 em relação ao 2.0 antigo é que ele possui dois sistemas de injeção de combustível: direta e, agora, indireta. A injeção direta é usada para dar a partida e quando o motor é mais solicitado (acelerações fortes e retomadas). Já a injeção indireta é usada quando há menor pressão sobre o pedal do acelerador (acelerações suaves ou em velocidade constante), reduzindo o consumo nessas condições.

De acordo com a Audi, o motor 1.8 é 21% mais econômico que seu antecessor, além de emitir menos poluentes. Ele também recebeu melhorias que tiveram como resultado um bloco 3,5 kg mais leve, menor vibração, melhor acústica e maior durabilidade das peças. Mais uma comparação: o 1.8 entrega 170 cv de potência, contra 180 cv do 2.0, mas o torque de 32,6 kgfm foi mantido, disponível a partir de 1.400 rpm – faixa menor que do antecessor.

Completa o conjunto mecânico o câmbio Multitronic CVT (continuamente variável), que já equipava os sedãs. O CVT ajuda a adotar uma direção mais comedida com acelerações progressivas e mantendo o motor trabalhando na faixa entre 1.500 e 2.000 rpm. Para quem prefere uma tocada esportiva, é possível optar pelo modo S, além de poder fazer as trocas de marcha manualmente nas borboletas atrás do volante simulando oito marchas.

Desempenho em números

O novo A4 acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, enquanto com o antigo 2.0 ele fazia em 8,2 segundos. Já que o desempenho pouco mudou, vamos ao consumo. De acordo com os dados do Inmetro, o sedã roda 8,7 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada com gasolina, enquanto a versão perua Avant faz 8,5 km/l e 9,2 km/l, respectivamente. Com o 2.0, ambas as configurações apresentavam consumo de 8,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Ou seja, pela medição do Inmetro, o consumo piorou. Na prática, durante a avaliação do iCarros, o A4 fez média de 11 km/l em trecho misto, sendo 80% em rodovias.

Já o A5 vai de 0 a 100 km/l em 8,4 segundos, contra os 8,6 segundos necessários com o motor 2.0 antigo. No consumo, o Inmetro aponta melhora apenas em trecho urbano: 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada no 1.8 e 7,9 km/l e 11,7 km/l, respectivamente, no 2.0. Na avaliação do iCarros, o A5 fez média de 9 km/l em percurso misto.

E como anda?

O A4 é um típico sedã familiar, com um toque de luxo típico dos carros da Audi. No modelo 2015, ele não perdeu em desempenho, oferecendo boas respostas para o uso diário e torque desde baixas rotações. Mas não espere demais do CVT, ele é progressivo e leva um tempo quando solicitado. A direção é precisa e tem a rigidez certa. A suspensão, por sua vez, possui acerto mais direcionado para o conforto. Mas vale destacar que os pneus de perfil baixo passam para os ocupantes todas as imperfeições do piso.

 Outro destaque é o espaço interno generoso para levar toda a família, com 4,7 m de comprimento, 2,8 m de entre-eixos e capacidade para 480 litros no porta-malas. Três adultos viajam bem atrás. O acabamento interno também é muito bom, mas falta uma tela sensível ao toque e câmera de ré.

Já o A5 é 55 kg mais pesado, o que influencia no desempenho. Ele acaba tendo respostas mais lentas, diferente da esportividade que suas linhas de cupê poderiam dar a entender. Ele é tão familiar quanto o A4, mas com menos espaço para a cabeça dos ocupantes do banco traseiro devido ao caimento do teto. Com dimensões parecidas, ele também leva 480 litros no bagageiro.

Mais equipamentos

A versão básica do A4, a Attraction, vem de série com ar-condicionado automático, bancos de couro com ajustes elétricos para o motorista, computador de bordo, controlador de velocidade, controle de estabilidade, faróis bixenônio com luzes diurnas de LED, freio de estacionamento por botão e som com Bluetooth. Na linha 2015, o sedã ganhou sistema Start/Stop, sensor de chuva e de estacionamento traseiro, acendimento automático dos faróis, volante esportivo com a base achatada e comandos de áudio e rodas de liga leve aro 17 com novo desenho.

A Ambiente e a perua Avant acrescentam teto solar, banco dianteiro do passageiro com ajustes elétricos e rodas aro 18.

O A5 Attraction sai de fábrica com ar-condicionado automático, bancos dianteiros com regulagem elétrica, bancos de couro, computador de bordo, controlador de velocidade, sistema Start/Stop, volante com comandos de áudio, rodas de liga leve aro 17, controle de estabilidade, faróis bixenônio com luzes diurnas de LED, freio de estacionamento por botão e som com Bluetooth.

A Ambiente traz a mais computador de bordo com tela colorida, teto solar, sensor de chuva e de estacionamento traseiro, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno antiofuscante e som com GPS integrado.

Veja a tabela de preços:

A4 Sedan Attraction - R$ 138.990
A4 Sedan Ambiente - R$ 147.990
A4 Avant Ambiente - R$ 152.990

A5 Sportback Attraction - R$ 155.990
A5 Sportback Ambiente - R$ 167.990

Vai vender? – Segundo a Audi, o A4 não sofreu canibalização nas vendas por parte do irmão A3 Sedan.  Dito isso, o A4 tem tudo para seguir em curva ascendente no mercado brasileiro: é espaçoso, confortável, oferece bom acabamento interno e agora está mais econômico sem perder em desempenho. Pelo mesmo caminho segue o A5, que custa mais, mas também mima mais o seu proprietário.

 

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