entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Citroën lança van Holidays: a nova forma de casa sobre rodas

Montadora aproveita evento de turismo para mostrar versão “habitável” do Spacetourer, que chega às lojas francesas

01/03/2024 - Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Citroën aproveitou a CMT Stuttgart, um dos maiores eventos dedicados a lazer e viagens da Europa, para fazer o lançamento de sua camper van Holidays. Versão do utilitário Spacetourer adaptada pela Bravia Mobil especialmente para marca, modelo chega às lojas europeias nos próximos meses.

Com versões para carga (fechadas) ou passageiros, o Citroën Spacetourer compartilha sua plataforma com modelos de outras marcas do grupo Stellantis, a Peugeot e a Fiat, com várias opções de motores e conta com uma opção 100% elétrica.

Mas a Holidays só poderá se equipada com dois deles: BlueHDi 145 (145 cv de potência), com câmbio manual de seis marchas, e o BlueHDi 180 (180 cv) com câmbio automático de oito marchas, ambos com foco em uma maior autonomia para as viagens de férias.

Citroën Holidays é estúdio sobre rodas

A Citroën não divulgou ainda quais serão os preços do Holidays, mas já mostrou os recursos da pequena casa – ou quem sabe, estúdio – sobre rodas.

Ele oferece acomodações para que até quatro pessoas durmam a bordo. Para isso, conta com um teto retrátil, que se expande para o alto, melhorando também a ventilação e a iluminação natural a bordo. O banco de trás é deslizante e, dobrado, forma uma cama de 1,15 m por 1,90 m.

E, na parte de cima, há uma outra cama, de 1,20 m por 1,95 m, equipada com um colchão projetado para ser “confortável ocupando o mínimo de espaço”. No centro do salão, pode ser montada uma mesa retrátil e há ainda uma série de armários e compartimentos, para bagagens e utensílios.

Numa das laterais, fica instalada uma pequena – mas bem equipada – cozinha, com pia, fogão de duas bocas e uma geladeira compacta de 16 litros. Os assentos dianteiros são rotativos e, quando voltados para trás, formam uma sala de estar – ou de refeições.

Como as portas laterais são de correr e estão disponíveis toldos de enrolar, dá para ampliar o espaço com duas grandes varandas. Há também reservatório para água e, embora não tenha de série um banheiro embarcado, a marca indica que a van pode ser equipada com um modelo portátil.

Camper van é menor, mas também pode ser mais prática

Como tem menos de 5 metros de comprimento (4,98 m, para ser preciso) e 1,99 m de altura, a Holidays pode ser mais prática para viajar do que um motorhome – normalmente construído sobre a plataforma de veículos bem maiores e mais pesados, e também mais caros.

Isso porque, como boa parte das cidades europeias são antigas, ou costumam ter muitos bairros históricos com ruas estreitas, rodar por ali e estacionar com um veículo grande pode ser bem complicado. Tanto que, em boa parte dessas cidades, é até proibido entrar com um motorhome – que normalmente precisa ser parado em um estacionamento próprio, na periferia.

Já a camper van, com as mesmas dimensões de veículos de entrega, costuma poder circular livremente. Além disso, diferentemente dos carros casa maiores, em tese elas podem até ser usadas como, digamos, um meio de transporte urbano habitual.

Não por acaso, desde o final dos anos 1950, começo dos 1960, esse tipo de veículo adaptado se tornou bastante popular, principalmente na Europa. Tanto que, desde aquela época, dezenas de empresas de transformação passaram a produzir lá versões desse tipo para as vans e furgões.

Uma das mais icônicas foi a da VW Kombi, que acabou sendo vendida oficialmente nas concessionárias da marca. E, desde então, a Volks mantém uma tradição no segmento de veículos de recreio e turismo. O mais recente deles, o Californa Camper deve chegar às lojas dos EUA este ano.

Embora não sejam tão populares por aqui como na Europa e nos EUA, no Brasil existem algumas empresas especializadas em converter utilitários para camper vans e há uma série de modelos, de diversas marcas – inclusive da própria Citroën –, compatíveis com essas conversões, à venda em nosso mercado.

Uma conversão dessas tem custos estimados a partir de R$ 50 mil, podendo chegar a mais de R$ 150 mil – sem incluir o preço do veículo.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.