entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Duas portas e i-Motion: VW vai bombar o up!

Aguardadas desde o lançamento em fevereiro, versões de duas portas e com câmbio automatizado do VW up! chegam às lojas

24/04/2014 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Quando a Volkswagen apresentou o up! em fevereiro com uma série de alterações para o mercado brasileiro (confira o que mudou aqui), ficou devendo as versões de entrada com duas portas e as equipadas com a transmissão automatizada i-Motion de cinco marchas, inédita para veículos com motorização 1.0. Quase três meses depois, elas chegam às lojas para completar as opções da linha.

Para dar um descanso ao pé esquerdo, o interessado precisa desembolsar ao menos R$ 30.990, pois o câmbio, importado da Eslovênia, só está disponível a partir da intermediária move up!. Para a configuração duas portas (a partir de R$ 26.900), as medidas do up! não se alteraram: o hatch permanece com 3,6 m de comprimento, 1,5 m de altura, 1,6 m de largura e 2,4 m de entre-eixos, com porta-malas de 285 litros.

Desafio aceito

O principal empecilho em colocar uma transmissão automatizada num carro com motor 1.0 é a falta de torque em baixa rotação, típica deste tipo de propulsor. Porém, 85% dos 10,2 kgfm de força do tricilíndrico aparecem a 2.000 rpm. Este fator facilitou a vida da engenharia da Volkswagen na adaptação da caixa I-Motion, como explica Roger Guilherme, engenheiro de motores e transmissões da marca: “o desafio é que o carro seja eficiente, mas, para isso, a rotação do motor precisa estar sempre o mais baixa possível. Como o bloco do up! tem comando de válvulas variável e torque disponível em giros mais baixos, conseguimos trabalhar para que o conjunto funcionasse. Se fosse o motor 1.0 de quatro cilindros (usado no Gol e no Fox), talvez não realizássemos a adaptação”.

O up! automatizado se comporta como qualquer modelo com este tipo de câmbio: passa alguns trancos (leves, mas perceptíveis) nas trocas de marcha e para se obter uma ultrapassagem mais ágil, é melhor usar a transmissão no modo manual. De qualquer forma, no modo automático, o carro encara ladeiras e longos aclives das rodovias sem sustos e, principalmente, sem perda considerável do embalo.

Questão de estilo

“Na Europa, o carro de duas portas é considerado algo mais purista, esportivo. Apenas no Brasil que a imagem desse tipo de carroceria ficou ligada a um veículo de entrada ou de serviço”, justificou Luiz Alberto Veiga, diretor de design da Volkswagen a respeito do fato de o up! só oferecer a opção de duas portas nas configurações de entrada take up! e move up!.

Apesar do estigma de “pelado”, a carroceria com menos portas deu um visual mais agradável para o hatch, suavizando as linhas laterais do carro. Ao menos que se faça uso constante do banco traseiro, é uma boa pedida. Quem vai aproveitar a porta maior são os mais altos, pois a coluna B do carro é deslocada para trás, então, mesmo quem usa o banco na regulagem mais distante do painel consegue entrar e sair sem percalços.

A versão de quatro portas, no entanto, ainda é a mais indicada para quem vai levar caronas na segunda fileira, pois é preciso dobrar o encosto e empurrar o banco para frente para entrar atrás. O espaço para entrar é satisfatório, mas, para sair, sem nenhum apoio, é preciso fazer esforço para se levantar e deixar o carro. Outro porém das portas maiores nesta configuração é que o espaço necessário para abri-las é maior, dificultando o acesso em vagas apertadas.

Vai vender? - a Volkswagen alegou ainda ser muito cedo para falar no incremento do volume de vendas do modelo, mas Alex Schroeder, diretor de marketing da marca, afirmou que “o duas portas deve corresponder a algo entre 10% e 30% das vendas do up!, mas com certeza a participação será maior que a do Gol, por exemplo”. No mês de abril, de acordo com a Fenabrave, o up! foi o 14° modelo mais vendido do País, com 4.291 até ontem (24). 

Preços e versões da linha up!

- take up!:
Duas portas:
R$ 26.900
Quatro portas: R$ 28.900
Equipamentos de série: airbag duplo, freios ABS, alerta de uso do cinto de segurança, sistema isofix para cadeirinha, banco do motorista com ajuste de altura, limpador e desembaçador do vidro traseiro e rodas de aço de 13"

- move up!
Duas portas:
R$ 28.300
Duas portas com i-Motion: R$ 30.990
Quatro portas: R$ 30.300
Quatro portas com i-Motion: R$ 32.990
Equipamentos de série: take up! + computador de bordo, três apoios para cabeça na parte de trás, preparação para som, tampa divisória para porta-malas e rodas de aço de 14". A partir desta versão, o modelo pode ganhar sistema maps&more (sistema multimídia com GPS comandado por meio de uma tela sensível ao toque)

- high up!
Quatro portas:
R$ 34.990
Quatro portas com i-Motion: R$ 37.760
Equipamentos de série: move up! + direção elétrica com ajuste de altura, vidros dianteiros e retrovisores elétricos, alarme, farois de neblina, sensor traseiro de estacionamento e rodas de liga leve de 15". Nesta versão, a cor da carroceria se repete no painel da cabine

- black, red e white up!
Quatro portas:
R$ 39.390
Quatro portas com i-Motion: R$ 42.160
Equipamentos de série: high up! + ar-condicionado, detalhes com revestimento de couro, CD player com entradas auxiliares e rodas de liga leve de 15" com desenho diferenciado

Teste drive a convite da Volkswagen

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.