entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Lifan lança sedã 530 no Brasil

Chinesa Lifan começa a vender o sedã 530 no Brasil com preços a partir de R$ 38.990

16/10/2014 - Anamaria Rinaldi, de Campinas (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A chinesa Lifan entra no concorrido segmento de sedãs compactos com o laçamento do 530, que chega às lojas brasileiras neste mês. O modelo será o principal destaque da marca no Salão do Automóvel, a ser realizado entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro.

Ele chega para brigar numa categoria que representa 17,5% do mercado brasileiro - e que cresceu 56% entre 2008 e 2013 -, rivalizando com Fiat Grand Siena, Volkswagen Voyage, Chevrolet Prisma, Renault Logan, Toyota Etios Sedã, Chery Celer Sedã, Hyundai HB20S e JAC J3 Turin.

O 530 tem um estilo moderno que, segundo a fabricante, foi chamado de sofisticado pelos clientes nas pesquisas realizadas antes do lançamento. Ele mede 4,30 metros de comprimento, 1,69 metro de largura, 1,49 metro de altura e 2,55 metros de entre-eixos.  Seu porta-malas leva 475 litros.

O sedã é equipado com motor 1.5 16V a gasolina que rende 103 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 13,6 kgfm entre 3.500 e 4.500 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas. Segundo a Lifan, o desenvolvimento de um motor flex está em estudo.

Duas opções

A versão de entrada custa R$ 38.990 e vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, farol de neblina, trio elétrico (vidros dianteiros e traseiros), rodas de liga leve aro 15, freios a disco nas quatro rodas, chave canivete, sistema isofix para cadeiras infantis (fixação no chassi), sensor de estacionamento e rádio com entrada USB.

A configuração Talent, de R$ 40.990, acrescenta sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7” com GPS e câmera de ré integrados e Bluetooth. Essa versão pode ser equipada com o pacote Hyper Pack, que cobra R$ 1.500 por bancos de couro e luzes diurnas de LED.

Parece carro chinês

Se o 530 parece um sedã mais sofisticado por fora, por dentro, você se sente mesmo em um carro chinês. O acabamento é bem simples e faz uso de plásticos rígidos, com falhas nos encaixes. A tela no console fica numa posição muito baixa, exigindo que o motorista tire os olhos da direção para mexer nas funções ou acompanhar as indicações do GPS. O espaço no banco traseiro também não é nenhum exagero e perde para rivais do mesmo segmento.

Ao volante, o carro anda bem, mas exige reduções constantes de marcha. Além disso, como o motor trabalha em giros maiores, o nível de ruído dentro da cabine é elevado. Pelo menos o sedã não bebe demais. Durante a avaliação do iCarros, o consumo em estrada foi de 15 km/l. A posição de dirigir também não é das melhores devido à localização dos pedais e à falta de ajuste de profundidade no volante. Outra crítica fica por conta do câmbio com engates duros e da suspensão macia demais, que deixa o carro instável em curvas. Porém, merece elogios a direção elétrica, bastante precisa.

Expectativas para o Brasil

A Lifan oferce garantia de cinco anos, com revisões a preço fixo que somam R$ 1.529,70 até os 70 mil km. A marca espera vender 300 unidades por mês do sedã neste ano e chegar a 4.000 unidades em 2015. Ele é vendido em cinco cores: preto, prata, azul, vermelho e branco.

Atualmente, a Lifan possui 49 concessionárias já em operação no Brasil e o objetivo é chegar a 80. Hoje, a marca possui o carro chinês mais vendido no País, o utilitário X60. “Quando alcançarmos os resultados esperados para o Brasil, devemos ter uma fábrica aqui, como aconteceu na Rússia. E para alcançar os resultados esperados, contamos com o 530”, disse Huang Zhen, diretor presidente da Lifan. Esse resultado seria algo em torno de 20.000 e 30.000 unidades vendidas no País.

Vai vender? - O Lifan 530 agrada por fora, mas não tanto por dentro. Seu conjunto é inferior aos concorrentes com motorização similar. Ele deve atrair interessados devido a seu preço e ao custo-benefício. Diante desse quadro, a expectativa de vender 300 unidades por mês parece otimista. Ainda mais considerando o preconceito ainda existente com carros chineses. Nas pesquisas com clientes, o fato de ser chinês desvalorizou o carro em 4%. Essa é a realidade que o 530 irá enfrentar no mercado brasileiro.

Viagem a convite da Lifan

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.