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Mercedes GLA parte de R$ 132.900

Utilitário compacto da Mercedes-Benz que será fabricado no Brasil em 2016, GLA tem preços entre R$ 132.900 e R$ 152.900

15/09/2014 - Anamaria Rinaldi, de Iracemápolis (SP) / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A Mercedes-Benz anunciou hoje (15) os preços do utilitário GLA, que chega agora importado da Alemanha, mas será fabricado no Brasil na planta em construção em Iracemápolis (SP) a partir do segundo semestre de 2016. Cerca de seis meses antes, a fábrica deve dar início à produção do Classe C. Baseado na plataforma do hatch Classe A e do sedã CLA, o GLA foi apresentado no Salão de Frankfurt em setembro do ano passado. Ele estará disponível nas lojas no início de outubro. 

O utilitário será vendido, por enquanto, em três versões: 200 Advance (R$ 132.900), 200 Vision (R$ 149.900) e 200 Vision Black Edition (R$ 152.900). A nacionalização em 2016, porém, não deve alterar esses preços. No final deste ano, o modelo ganhará também a versão esportiva 45 AMG e, em 2015, será a vez de chegar o 250 Sport. O utilitário compacto chega para brigar com Audi Q3 (parte de R$ 137.300), BMW X1 (parte de R$ 134.950), Volkswagen Tiguan (R$ 116.990) e Range Rover Evoque (parte de R$ 192.000).

Equipamentos não faltam

A configuração de entrada Advance traz de série ar-condicionado, direção elétrica progressiva, sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e de joelho para o motorista), sensor de chuva, assistente de estacionamento, volante de couro com comandos de áudio, controlador de velocidade, sistema Start/Stop, faróis bixenônio com luzes diurnas de LED, rodas de liga leve aro 18, bancos esportivos, freio de estacionamento elétrico, sistema isofix para cadeiras infantis (com fixação no chassi), sistema de som com Bluetooth, controle de tração e de estabilidade e assistente de partida em rampa.

A 200 Vision acrescenta bancos elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista, teto solar panorâmico, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, rodas aro 18 com desenho exclusivo e GPS. A topo de linha Black Edition inclui a mais rodas e retrovisores na cor preta e pedais esportivos.

Potência também não falta

Todas as versões do GLA são equipadas com motor 1.6 16V turbo a gasolina que rende 156 cv de potência a 5.300 rpm e torque de 25,5 kgfm entre 1.250 e 4.000 rpm. O câmbio é automatizado de sete marchas e dupla embreagem, com borboletas atrás do volante para fazer as trocas manuais. Segundo a fabricante, esse conjunto leva o utilitário da inércia aos 100 km/h em 8,8 segundos, atingindo a velocidade máxima de 215 km/h. 

Embora pese 1.435 kg, o GLA tem ótimo desempenho, inclusive em baixas rotações. Com o torque máximo disponível já aos 1.250 rpm, não é muito difícil fazer o carro arrancar com vigor ou retomar a velocidade em uma ultrapassagem. O utilitário conta ainda com três modos de condução (econômico, esportivo e manual), que atuam sobre o câmbio antecipando ou retardando as trocas de marcha para privilegiar o baixo consumo de combustível ou um desempenho mais esportivo. Para quem prefere fazer as trocas manualmente, as borboletas atrás do volante dão mais um toque de esportividade ao modelo, que traz a alavanca de câmbio posicionada na coluna de direção.

Falando na direção, ela é elétrica e progressiva, ou seja, sua rigidez aumenta conforme o carro ganha velocidade, dando mais conforto em manobras na cidade e mais precisão na estrada. A suspensão é firme para garantir boa estabilidade, permitindo que o utilitário, apesar de alto, contorne curvas com segurança - embora a carroceria incline um pouco mais do que o ideal. Isso, porém, cobra seu preço nas ruas esburacadas das grandes cidades ou em terrenos com asfalto irregular. Nada que chegue a incomodar demais. 

O consumo também não está nada mal para um carro desse porte. Segundo dados do Inmetro, o GLA faz 8,8 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada, lembrando que ele é movido apenas a gasolina. Com apelo urbano, todas as versões trazidas inicialmente têm tração dianteira.

Interior digno de Mercedes

O utilitário compacto da Mercedes mede 4,41 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,49 m de altura, com distância entre-eixos de 2,69 m. Seu porta-malas tem capacidade para 421 litros, podendo chegar a 836 litros com os bancos traseiros rebatidos. Com essas dimensões, há muito espaço para bagagem e três pessoas viajam bem no banco traseiro.

Por dentro, o acabamento mescla conforto e requinte, embora a tela no console central não seja sensível ao toque nem fique integrada ao painel. À exceção da tela, o restante do painel agrada bastante, com comandos acessíveis, fácil visualização e desenho moderno - as saídas de ar redondas, por exemplo, remetem às turbinas dos aviões.

Vai vender? - Até o final deste ano, a Mercedes-Benz espera comercializar 1.000 unidades do GLA, que vêm importadas. Isso dá 250 carros por mês. Parece um número realista, já que seus rivais vendem entre 180 e 500 carros por mês. Mas quando a marca passar a produzir o GLA no País, serão feitas 10.000 unidades por ano - são cerca de 830 carros por mês. A Mercedes pensa grande com um carro pequeno que, ao menos por enquanto, só tem vocação urbana. Ele é uma boa opção, com bom custo benefício, para quem gosta de SUVs e quer pegar uma estrada de terra no final de semana - e pode pagar pelo seu preço. E para angariar mais clientes, o utilitário possui revisões com preço fixo, que somam R$ 2.450 até os três anos ou 30.000 km - a primeira custa R$ 600.


Test-drive a convite da Mercedes-Benz

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