entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Financiamentos caem em novembro

Volume de veículos financiados cai quase 7% em novembro em relação ao mês anterior e 2% em comparação com 2013

16/12/2014 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O volume de financiamentos de veículos no Brasil em novembro sofreu uma queda de 6,9% em relação a outubro e de 2% na comparação com novembro de 2013. Segundo a Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), foram financiadas 538.860 unidades no mês passado, sendo 268.906 carros novos e 269.954 usados. 

Já no acumulado do ano, foram financiados 5,7 milhões de veículos incluindo automóveis de passeio, motos e pesados, número 5,9% inferior ao mesmo período em 2013.

"A média financiada de automóveis leves novos por dia útil cresceu 10% em novembro na comparação mensal, enquanto os financiamentos de autos leves usados avançaram 5,3%. Apesar disso, o mercado ainda acumula uma queda de 10,6% no período de janeiro a novembro de 2014 para unidades novas e de 0,5% para usadas", afirma Marcus Lavorato, gerente de Relações Institucionais da Unidade de Financiamento da Cetip.

Mercado de usados

Entre os automóveis leves de quatro a oito anos de uso, houve um aumento de 7,2% no número de financiamentos em novembro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, única categoria com um desempenho positivo. Foram 119 mil unidades em 2014, contra 111 mil unidades em 2013.

Considerando modelos com até três anos de uso, foram financiados 91,5 mil carros em novembro deste ano, enquanto novembro de 2013 registrou 96,4 mil unidades.

No mês passado, os financiamentos de automóveis leves usados apresentaram um crescimento de 0,4% em relação a novembro de 2013, somando 248.985 unidades. No acumulado de 2014, os usados tiveram uma leve queda de 0,5% ante o mesmo período de 2013.

Tipos de financiamento

Nas modalidades de financiamento de veículos, entre autos leves, motos e pesados, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) se mantém como a opção mais utilizada pelos consumidores, com um total de 456 mil unidades financiadas em novembro. Apesar disso, considerando apenas os automóveis leves, o consórcio apresentou alta em relação às outras modalidades.

Em novembro, foram financiados 12 mil unidades de automóveis leves novos por meio de cotas de consórcio contempladas, um aumento de 9,1% na comparação anual. Já em relação aos autos leves usados, o crescimento é ainda mais significativo. Foram financiadas 18 mil unidades através do consórcio, representando uma alta de 20% ante o mesmo período de 2013.

No acumulado de janeiro a novembro, o consórcio de automóveis leves usados também mostrou um desempenho expressivo, com a alta de 20% nas unidades financiadas, em relação ao mesmo período de 2013, totalizando 201 mil unidades.

O prazo médio de financiamento por tempo de uso ficou praticamente estável em todas as categorias, sendo de 37 meses para modelos novos e de 42 meses para modelos com até três anos de uso. A exceção é dos automóveis leves de quatro a oito anos de uso, que recuou de 43 para 42 meses em novembro.

Em relação a novembro do ano passado, os automóveis leves com mais de 13 anos foram os únicos que apresentaram um aumento no prazo médio de financiamento, indo de 37 para 38 meses.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.