entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

SP: Em ano de crise, marcas usam cores sóbrias

Com previsões para um ano negativo nas vendas de 0km, Salão do Automóvel é marcado por branco e cores sóbrias

30/10/2014 - Texto e Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

O esquema de cores de cada estande do Salão do Automóvel de São Paulo é quase tão importante quanto os lançamentos ali presentes. Elas ajudam a organizar os modelos por proposta e até mesmo por faixa de preço. Porém, cada edição tem uma cor marcante, presente na maioria dos carros. Em ano com perspectiva de retração nas vendas de 0km, as montadoras apelaram para cores sóbrias. Conheça as tonalidades que deram as caras no evento:

Tudo Zen

Em 2014, o branco foi a cor da vez. Todas as marcas têm ao menos um veículo em destaque nessa cor. A vantagem dessa tonalidade para que quem vê e o perigo para quem faz o carro é que o branco destaca as linhas do veículo. Se for um design fluído e agradável, o resultado é satisfatório, mas se há algum elemento não muito bem resolvido, ele também saltará aos olhos dos visitantes. O branco também passa uma impressão de pureza e tranquilidade, além de fazer o carro parecer maior do que realmente é.

O único problema é que tal tonalidade cansa rapidamente a vista e bastam alguns minutos nos corredores do Salão do Automóvel para se ter a impressão de que quase todos os carros são da mesma cor e que faltou um pouco de diversidade. No estande da Kia, por exemplo, há uma fileira inteira só com carros brancos. Mas é só impressão, pois basta olhar com um pouco mais de atenção para ver um marrom aqui, um azul ali e até mesmo algum ousado vermelho num esportivo.

Quer ter uma experiência bacana com as cores no Salão? Procure os estandes da Audi e da Suzuki. Não fogem do branco, mas, no primeiro, a marca posicionou três fileiras, cada uma com uma cor. Branca para a linha convencional, vermelho para os modelos S e RS e azul para os RS mais fortes e o esportivo R8. O novo TT Roadster, num forte tom de verde, é uma mostra de que é possível fazer diferente. Na Suzuki, que tem uma linha de esportivos de pequeno porte e aventureiros 4x4, o branco se intercala com o amarelo e o marrom num dos espaços mais coloridos do Salão.

Preto, prata, cinza…

Com um mercado beirando a recessão para as vendas de carros 0km, grande parte dos carros expostos no evento acabaram sendo pintados nas cores mais comuns vistas nas ruas: prata, tons de cinza e preto. Não chamam a atenção nem causam estranheza. Por isso são as tonalidades preferidas para quem pensa na hora da revenda. Só que, de tão comuns, acabam por tirar o glamour dos carros expostos.

A Ford, por exemplo, teve ao menos um bom motivo: colocou toda a sua linha oferecida atualmente no Brasil, do Ka à Ranger, e fez uma barreira de carros prata na entrada de seu estande. Por quê? Para dar mais destaque ao que realmente importa por lá: a nova geração do esportivo Mustang.

A Nissan não fugiu nem um pouco à regra: até mesmo o GT-R, ícone da esportividade da marca, é branco. No restante do estande, uma cópia do que é visto nas ruas, com profusão de prata, preto, branco e tons de cinza.

Loucura chinesa

Tentando se descolar das grandes montadoras, as marcas chinesas fugiram um pouco à regra. A JAC possui três veículos envelopados em seu espaço no Salão. Um deles parece mais um muro grafitado, com várias cores e formas. O segundo está no Brasil, mas poderia ter saído de um vídeo do Oriente Médio, pois lembra um veículo recoberto de ouro. O último, um protótipo de veículo off-road, não nega suas origens e aparece num berrante tom de laranja. Os três são baseados no T6, o novo SUV da marca.

A Chery usou a técnica para colocar as cores da bandeira brasileira no Celer renovado, que será fabricado em Jacareí (SP) a partir de dezembro e reforça de onde o modelo veio. Já a Geely não teve medo de ser feliz: no carismático GC2, que faz de tudo para lembrar um urso panda, somente branco, amarelo e vermelho figuram no estande.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.