entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Confira cinco novidades da Fórmula E para 2023

Campeonato de carros elétricos abriu temporada neste sábado, no México

16/01/2023 - Pedro Krug/RF1 / Foto: Divulgação/ Fórmula-e / Fonte: iCarros

Principal categoria de carros elétricos do mundo, a Fórmula E abriu a nona temporada de sua história neste sábado (14), com o ePrix da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez. E, com isso, o iCarros traz cinco curiosidades para você ficar por dentro da categoria dos carros elétricos.

1 - A estreia da Gen3

A categoria chega em 2023 com diversas novidades, mas a maior delas é a de que iremos ver em cena um novo carro. Dentre as principais novidades, o Gen3, como é chamado, vai poder chegar à velocidade máxima de 200 milhas horárias (322 km/h), fora que o carro chega para nona temporada com menos peso, cerca de 60 kg foram eliminados em comparação a geração anterior.  Outra grande novidade são os freios, que foram totalmente remodelados e irão trazer mais 40% de regeneração de energia utilizada durante as corridas.

2 -10 das 11 equipes trocaram seus pilotos

No final da temporada de 2022, muitas equipes decidiram fazer mudanças e muitos pilotos saíram ou trocaram de equipes. Como no caso dos dois representantes brasileiros do grid, Lucas Di Grassi que estava na equipe Venturi e que vai agora para a Mahindra. Já o outro Brasileiro Sérgio Sette Câmara trocou a Penske para correr em 2023 de NIO 333.

A título de curiosidade, a única equipe que não mudou seus pilotos foi a Jaguar, que manteve Mitch Evans e Sam Bird para correr com a nova geração de carros elétricos.

3 - Mclaren e Maserati entram na categoria

Dentre várias mudanças de 2022, outra impactante é que duas equipes decretaram sua saída, uma delas foi a Mercedes, que ganhou os últimos dois títulos de pilotos da categoria com Nyck de Vries e Stoffel Vandoorne. E no lugar delas entram duas grandes marcas: a Mclaren, que é detentora de 20 títulos mundiais de Fórmula 1, além de vitórias nas 500 milhas de Indianápolis e uma vitória nas 24 Horas de Le Mans. Já a Maserati volta às pistas depois de 60 anos sem competir, trazendo uma rica herança automobilística que a marca criou no passado.

4 - A Hankook será a mais nova fornecedora de pneus da categoria

A marca sul-coreana fechou a parceria de exclusividade sobre o fornecimento dos pneus para o campeonato. E após dois anos de desenvolvimento, a Hankook vai trazer um pneu feito sob medida para as necessidades da categoria.

5 - O México é o terceiro país com mais corridas organizadas pela Fórmula E

O país da América-Latina, sediou oito corridas, sendo que sete delas foram na capital e uma corrida em Puebla. Os países que superam o México são os Estados Unidos, com 13 corridas, e Alemanha com 16.

Lembrando que o campeonato terá 16 corridas, entre etapas simples e rodadas duplas. Uma delas ocorrerá em São Paulo, no dia 25 de março, na região do Anhembi. Já o ePrix da Cidade do México, etapa de abertura da temporada da Fórmula E, tem largada marcada para 17h deste sábado.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.