entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Quais são os brasileiros mais perto da Fórmula 1?

País volta a ter talentos nas principais categorias de base e pode voltar à F1 em breve

01/03/2023 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Se é uma verdade que o esporte a motor brasileiro não está, atualmente, no nível que teve décadas atrás, também não podemos afirmar que estamos longe como tivemos nos últimos anos. Ainda falta um piloto titular na Fórmula 1, mas com cada vez mais brasileiros nas categorias de base e com Felipe Drugovich e Pietro Fittipaldi na reserva de times da categoria máxima, o futuro se mostra promissor.

Último brasileiro a disputar um GP de F1, Pietro partirá para seu quinto ano como reserva da Haas, cargo que revezará com suas agendas no WEC e na IMSA, campeonatos de endurance. Já Drugovich será reserva da Aston Martin depois de uma campanha memorável na Fórmula 2 no ano passado, quando saiu com o título defendendo a equipe MP Motorsport, e mira a titularidade no futuro.

Na Fórmula 2, as atenções brasileiras se voltam inteiramente a Enzo Fittipaldi, irmão de Pietro que também brilhou na categoria de acesso em 2022, quando terminou entre os dez melhores defendendo a equipe Charouz. Tal desempenho o levou para a Academia de Pilotos da Red Bull e a Carlin, time inglês que defenderá neste ano na condição de candidato a título.

Se na F2 há apenas Fittipaldi para torcer, na Fórmula 3 as esperanças do país são triplicadas. Fora da academia da Alpine, Caio Collet parte para seu terceiro ano na categoria para defender a Van Amersfoort. Já Gabriel Bortoleto estreia no campeonato pela Trident, depois de se destacar na FRECA. Por fim, Roberto Faria faz seu primeiro ano na F3 com a pequena PHM.

Quando deixamos as categorias que correm junto da F1, há mais brasileiros. Rafael Câmara fará sua estreia na FRECA, seguindo com a Prema, time que defendeu na F4 Italiana. Nesta Fórmula 4, aliás, estarão Matheus Ferreira, piloto da academia da Alpine que correrá pela Van Amersfoort, e Aurelia Nobels, vencedora do FIA Girls on Track que estará com a Prema.

Haverá brasileiros também na F4 Espanhola, com nomes vindos da F4 Brasil. O principal dos pilotos do País nesta classe é Pedro Clerot, campeão brasileiro de F4 e que correrá pela MP Motorsport. Fernando Barrichello, o Fefo, e Ricardo Gracia serão companheiros de equipe na Monlau. Para Gracia, será o segundo ano na categoria. Já Lucas Staico correrá na GB3 inglesa.

Outros nomes poderão pintar em breve nas categorias de base da Fórmula 1 até o fechamento desta edição, mas ainda que este número seja mantido, é inegável que um brasileiro na categoria máxima deve pintar em breve, dada a grande quantidade de pilotos do País na base.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.