entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ford lança versão especial de modelo vencedor em Le Mans

Ford GT MK IV 2023 é inspirado em Ford GT ganhador da corrida de 24 horas mais famosa do planeta

14/12/2022 - Leonardo Marson/RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A indústria automotiva, vira e mexe, apresenta releituras de veículos antigos, que normalmente são produzidas em edições especiais. A Ford resolveu fazer a mesma coisa, mas com um modelo que fez sucesso nos autódromos nos anos 1960. Trata-se do Ford GT MK IV 2023, produzido especificamente para pista com inspiração no Ford GT40 MK IV de 1967, que venceu as 24 Horas de Le Mans.

Serão confeccionadas, a mão, somente 67 unidades, número alusivo ao ano em que o GT40 venceu a mais importante corrida de longa duração do planeta. O preço é de US$ 1,7 milhões, ou R$ 8,9 milhões na conversão direta e sem impostos. A entregas começarão a ser feitas a partir do primeiro semestre de 2023.

O modelo mais moderno teve a aerodinâmica retrabalhada para ter mais desempenho em relação a versão de 1967. Apesar de ter uma assinatura em LED, não há faróis, tampouco retrovisores. Assim, o Ford GT MK IV 2023 só pode ser usado em pistas de corridas, sem poder rodar nas ruas.

Não foram revelados todos os detalhes sobre o motor que equipará o supercarro, mas a Ford garante que ele será um EcoBoost biturbo exclusivo capaz de gerar mais de 800 cv de potência. A expectativa é de que o Ford GT MK IV 2023 tenha um motor mais forte que o V6 de 3.5 usado no GT padrão.

A fabricante americana ainda revela que uma transmissão de corrida foi adicionada ao modelo, que também teve o entre-eixos alongado. Já a suspensão utilizada é a Adaptive Spool Valve (ASV) da Multimatic. Com tudo isso, o desempenho do veículo deve ser dos mais fortes em pista.

Apesar de ser uma série comemorativa de um modelo que inegavelmente fez sucesso nas pistas mais conhecidas do planeta, o Ford GT será aposentado. A terceira geração do modelo deixará a linha da fabricante americana e não deverá mais ter versões produzidas pensando em circuitos.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.