entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fórmula E abre temporada 2023 cheia de novidades

Categoria ganha nova geração de carro, com maior autonomia e mais velocidade. Primeira etapa ocorre neste sábado

13/01/2023 - Pedro Krug/RF1 / Foto: Divulgação/ Fórmula-e / Fonte: iCarros

Maior campeonato de carros elétricos do mundo, a Fórmula E vai abrir a temporada 2023 já neste sábado. A Cidade do México vai sediar no autódromo Hermanos Rodríguez, o primeiro ePrix do ano, e com ele, a categoria parte para uma grande revolução, principalmente porque o Gen3, carro de terceira geração que estreia na capital mexicana, traz muitas novidades que serão mostradas a seguir.

Antes de falar sobre o Gen3, vale relembrar como foram as duas primeiras gerações dos carros e como era, principalmente, sua autonomia. Na primeira geração, que teve duração de quatro temporadas, a autonomia da bateria não era suficiente para a finalizar a corrida, então pilotos eram obrigados a estacionar e "pular" para um segundo carro e, assim, terminar a corrida.

A segunda geração chegou na quinta temporada, e com ela a autonomia aumentou, acabando com as trocas de carros, além de os veículos serem mais velozes em relação à primeira geração. Tal aparência fez com que o público apelidasse a carroceria do carro de Batmóvel.

Agora, na nona temporada, a categoria anuncia seu novo carro com novas tecnologias e mais leveza. Começando as novidades pelo trem de força, que agora é dividido em duas partes: uma dianteira e outra traseira. Além disso, os freios também são novos e serão de extrema importância para as corridas, afinal, o carro não conta mais com freios hidráulicos. Além disso, os freios serão  responsáveis por recuperar mais de 40% da energia usada em uma corrida.

Sobre a questão da leveza, o carro vem para esta temporada com 60 quilos a menos em relação a Gen2, e vai poder alcançar os 322 km/h, uma marca relevante de velocidade, mostrando que carros elétricos podem ter uma relação de aceleração e velocidade proporcional, ao invés de inversamente proporcional, como as pessoas são acostumadas.

O campeonato, que conta com os brasileiros Lucas Di Grassi e Sergio Sette Câmara, terá 16 corridas, entre etapas simples e rodadas duplas. Uma delas ocorrerá em São Paulo, no dia 25 de março, na região do Anhembi. Já o ePrix da Cidade do México, etapa de abertura da temporada da Fórmula E, tem largada marcada para 17h deste sábado.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.