entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Quantos quilômetros um piloto anda em corridas no ano?

Calculamos a distância percorrida por Cacá Bueno durante a temporada de 2022 na Stock Car e no Endurance Brasil

16/12/2022 - Leonardo Marson/RF1 / Foto: Bruno Terena / Fonte: iCarros

Disputar alguns dos mais importantes campeonatos do automobilismo brasileiro é a prova da capacidade de um piloto. O País conta com algumas das categorias mais fortes do planeta, como a Stock Car, e são poucos os competidores que se mantêm por diversas temporadas nesta série.

E muitas vezes, o piloto se reveza em outros campeonatos, como é o caso de Cacá Bueno, que também acelera no Endurance Brasil, campeonato de corridas longas. Mas, quanto um piloto corre em um ano? É isso que iCarros calculou e apresenta agora.

Antes de apresentarmos os números, vale lembrar que esses são uma estimativa, já que há diversos fatores que podem influenciar na distância das corridas, por exemplo, entradas do Safety Car, bandeiras vermelhas, abandonos por problemas ou acidentes. Ainda assim, os números impressionam quando pensamos que Cacá Bueno e outros pilotos estão andando no limite o tempo todo.

Começando pela Stock Car, campeonato que encerrou sua temporada no último domingo (11), em Interlagos. Cacá Bueno disputou as 12 etapas, cada uma com duas corridas de 30 minutos cada. Isso significa que foram 12 horas acelerando seu Chevrolet Cruze apenas em provas, o que indica um total de 2.100 quilômetros percorridos.

Considerando os treinos e classificações, este número sobe para 3.000 quilômetros, distância de São Paulo a Belém, por exemplo. Com a obrigatoriedade de um pit stop por corrida, foram 24 paradas nos boxes no ano.

No Endurance Brasil, a conta é um pouco mais complexa, já que temos que considerar parceiros do pentacampeão da Stock Car. Em 2022, Cacá Bueno correu ao lado de Ricardo Baptista e Adalberto Baptista.

Em seis provas disputadas, todas com quatro horas de duração, foram percorridos cerca de 3.240 quilômetros, pouco mais de 540 quilômetros por prova. Foram 24 paradas nos boxes no ano em 24 horas de prova.

No campeonato de provas longas, este número será ainda maior, já que a categoria fará neste final de semana sua etapa final, com uma rodada dupla. A primeira corrida, marcada para esta sexta-feira (16), terá três horas de duração, enquanto a segunda prova contará com quatro horas de disputa. Assim, não é exagero afirmar que, apenas em corridas, esta distância ultrapassará os 4.000 quilômetros.

Desta forma, quando encerrar a corrida de sábado, Cacá Bueno e seus companheiros terão percorrido impressionantes 7.000 quilômetros ao longo da temporada 2022, tendo passado nada menos que 43 horas em um carro de corrida no ano.

No Endurance Brasil, Cacá Bueno luta pelo bicampeonato da categoria GT3, e correrá neste final de semana ao lado de Ricardo Baptista em um Mercedes-AMG GT3. Em Interlagos, a dupla venceu as duas últimas provas na geral, batendo também os protótipos AJR. Com a rodada dupla pela frente, o carioca espera lutar por mais um título.

As corridas estão marcadas para 9h desta sexta-feira e 14h de sábado, ambas com transmissão do BandSports e do canal do Endurance Brasil no YouTube.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.